Edite o menu APENAS no blog

Papo Diferente - Conheça mais sobre O Boticário

Postado
O Papo Diferente é para vocês conhecerem mais sobre a história do O Boticário. É muito importante conhecermos a loja que estamos comprando, como ela surgiu, etc.
Então, respire e concentre-se. O papo é longo, porém interessantíssimo.




Origem 


O Boticário iniciou suas atividades em 22 de março de 1977, como farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR), na Rua Saldanha Marinho, 214. Em 1979, lançou a primeira deo colônia, a Acqua Fresca, sucesso até os dias atuais. A primeira loja foi inaugurada no mesmo ano, no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. As operações da planta industrial, localizada também em São José dos Pinhais, iniciaram em 1982. 
Atualmente, O Boticário é uma das unidades de negócios do Grupo Boticário, organização criada em 2010 para atuação multinegócios, nos setores de beleza e moda. O nome O Boticário significa "O Farmacêutico", isto é, aquele que prepara fórmulas. 




Classes Atingidas 

O Boticário atende a todas as classes socioeconômicas e respeita o potencial de consumo de cada uma, com sua linha diversificada de produtos. 





Como nasce a ideia de desenvolver um produto? 

A ideia nasce após pesquisas de marketing feitas para descobrir as tendências de mercado. Por isso, os produtos O Boticário sempre atendem necessidades e expectativas dos consumidores. 




Os produtos

Atualmente, o portfólio de produtos de O Boticário é composto por cerca de 800 itens divididos nas categorias Perfumaria, Cuidados Pessoais e Maquiagem. 
São produzidos na fábrica do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais (PR), que utiliza processos que contribuem para promover a qualidade de vida e minimizar os impactos ambientais de sua atividade. Como exemplo, a empresa não realiza testes que envolvam o uso de animais e procura estabelecer parcerias com fornecedores e institutos que também não o façam. O Boticário apoia a utilização de técnicas de cultura de células in vitro e testes com pessoas (in vivo). 
Os métodos são validados pelo ECVAN (Centro Europeu para Validação de Métodos Alternativos) e reconhecidos internacionalmente por entidades como FDA (Food and Drug Administration) e SCCNFP (Comitê Científico para Produtos Cosméticos e Não Alimentos). 
Outro exemplo está na utilização de técnicas como a Head Space para a produção de algumas fragrâncias. Por meio dela, as espécies de flores selecionadas para o desenvolvimento de um perfume são envolvidas por uma cúpula de vidro, mantendo-a em seu habitat natural, sem tocá-la. O aroma da flor captado dentro da cúpula é levado para o laboratório, onde os componentes são analisados e reproduzidos sinteticamente. 




“Batismo” dos Produtos 

Durante o processo de desenvolvimento de um produto, as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing de Produto e Comunicação são responsáveis por sua denominação comercial, levando em conta características como proposta comercial, público-alvo, mensagem social, entre outras. 




Como são criadas as embalagens? 

As embalagens dos produtos O Boticário são criadas por uma área exclusiva, que utiliza as informações passadas pela equipe de Marketing. A programação visual do nome comercial, do cartucho e das ilustrações é executada por O Boticário. 




Lançamento 

Um longo caminho é percorrido antes do lançamento de um novo produto. O preparo envolve pesquisa de mercado, testes-piloto, análises financeiras e o registro junto aos órgãos competentes, entre várias outras atividades. 




Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Em 1990, O Boticário criou a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Em 2010, com a criação do Grupo Boticário, a instituição passou a ser mantida pelo Grupo e foi rebatizada como Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A organização sem fins lucrativos promove e realiza ações de conservação da natureza, que contribuem para a preservação da fauna e da flora. Ajuda a formar profissionais da área e sensibiliza milhares de pessoas sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. 




Você Sabia?

Que O Boticário é uma das unidades de negócios do Grupo Boticário e que este, por sua vez, é um grupo empresarial multinegócios, criado em 2010, para atuar nos setores de beleza e moda? 

Que O Boticário é a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo, com cerca 3.220 lojas, distribuídas em mais 1.640 municípios brasileiros? 

Que todas as lojas O Boticário têm o mesmo padrão estético, a mesma forma de atendimento, de acomodação de prateleiras e vitrines e uniformização de vendedoras? 

Que esta uniformidade é uma das características da comercialização pelo sistema de franchising? 

Que o Centro de Relacionamento com o Cliente (CRC) já conquistou vários prêmios que comprovam a excelência deste canal de comunicação com o consumidor de O Boticário? 

Que a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza preserva a Mata Atlântica e o Cerrado, dois dos biomas mais ameaçados do Brasil, através de suas duas reservas naturais - Salto Morato, em Guaraqueçaba, litoral do Paraná e Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás? 

Que em 2011, O Boticário adotou uma nova logomarca e alterou o slogan “Acredite na Beleza” para “A vida é bonita, mas pode ser linda.”? 

Que a fragrância masculina Malbec, de O Boticário, é a primeira deo colônica mundial produzida com álcool vínico, o mesmo usado na produção de vinhos? 

Que, em 2006, O Boticário resgatou a antiga técnica de enfleurage, para a extração de óleos essenciais, em escala industrial, para a produção do eau de parfum feminino Lily Essence? 

Que O Boticário foi a primeira empresa brasileira de cosméticos a aplicar, a partir de 2006, a nanotecnologia em cremes antissinais? 

Que, quando se usa uma fragrância, não se deve esfregá-la na pele, pois isto poderá alterá-la? 

Que a fixação de uma fragrância na pele não depende de um "fixador" e, sim, da perfeita combinação entre suas matérias-primas, podendo variar de acordo com a concentração de essências, tipo de pele e até mesmo com o clima? 





Muito legal! Vocês já conheciam a história do O'Boticário ? E o que vocês acharam desse tipo de post ?





Post publicado gratuitamente

0 comentários:

Postar um comentário